Escadas - como construir



Escadas – Construindo uma casa (parte 1)

Escadas – Construindo uma casa (parte 2)

Escadas pré-fabricadas

Hoje em dia quem está construindo uma casa, pode comprar uma escada pré-fabricada: tem de metal, de concreto, que vem pronta e é só colocar. É mais fácil para o pedreiro, além de evitar erros na proporção entre os degraus, pois uma escada com degraus de tamanhos diferentes é perigosa.

Proporção dos degraus

É necessário que exista uma proporção entre a altura e a profundidade de cada degrau. Você tem uma escada com uma certa inclinação: o tamanho mais confortável para a altura do degrau é 18 cm, um pouco menos ou um pouco mais. Para saber a profundidade do degrau, existe uma regra muito comum: a profundidade do piso do degrau mais 2 vezes a altura do degrau tem que dar o número 63, no máximo 64. Ou seja, o piso do degrau é igual a 63 menos 2 vezes a altura do degrau. No caso, 2 vezes a altura (que é 18) é igual a 36, então 63 menos 36 é igual a 27. Logo, a profundidade adequada para o degrau é 27 cm. Com essa regra é possível achar o tamanho dos degraus para as escadas, sempre mantendo a proporção entre o piso do degrau e a altura, que deve ficar por volta de 18 cm.

Comprimento da escada

Pra calcular o comprimento da escada, você deve se lembrar que em toda a escada você tem um piso a menos do que o número de alturas, porque o primeiro piso é o próprio chão, que não conta. Se você tem 15 alturas, você tem 14 pisos. É só multiplicar pela profundidade de cada degrau para achar o tamanho da escada. No caso, 14 pisos multiplicados por 27 cm de profundidade, resultam em uma escada de 378 cm de comprimento.

Altura do degrau

Pra achar a altura de cada degrau, basta dividir o pé direito, que é a altura entre os dois pavimentos da casa, pelo numero de degraus que você quer colocar na escada. Se ficar maior ou menor que 18 cm, é só mudar o número de degraus. No caso do vídeo, dividindo 272 por 14 dá 19,42 cm, é um degrau muito alto. Se dividirmos por 16 degraus dá 17, é pouco. Então nesse caso tem que ser de 15 degraus. A altura do degrau e a profundidade: dividindo o pé direito por 15 temos uma altura aproximada de cada degrau de 18 cm. Para achar a profundidade do piso, fazemos a seguinte conta: 63 – 2x 18(altura) que é igual a 27 cm. Com esse tamanho dá pra ter uma boa largura, pra poder subir e descer com móveis, caixas, etc. Mas é preciso caprichar na largura.

Largura do degrau

Pra passagem de uma pessoa, a largura mínima de um degrau é 75 cm, 120 cm pra duas pessoas. Tem que colocar no mínimo 80 cm de largura, porque depois também os corrimãos reduzem a passagem. Ficará estreito, mas quando a gente pensa numa mudança, por exemplo, com subida de móveis, logo se percebe que uma escada com menos de 1 m de largura é mais difícil subir e descer móveis. Tem que deixar pelo menos 2 m livres em cima dos degraus. E se a escada tiver no patamar, ele tem que ter profundidade no mínimo igual à largura dos degraus.

Tipos de escada

Existem vários tipos de escada: reta, em “U”, em “L”, caracol, circular. Às vezes, quando o espaço é pequeno, a escada em “U” ou em “L” tem degraus até no patamar. As escadas podem ser feitas de diversos tipos de materiais. Mas tem que escolher o tipo de escada de acordo com a planta da casa e o material que você vai usar, porque tem que caber direitinho na planta, deixar ainda o acesso fácil embaixo e em cima.

Tipos de materiais

A escada pode ser feita de madeira, por encomenda, montada no local, ser pré-fabricada deconcreto ou de ferro. Mas aí ela já vem com tamanho definido, e o projeto tem que se adaptar a escada. Ela pode ser feita também de concreto armado na própria obra, mas aí você tem que tomar todos os cuidados, definir bem o desenho que é pra no momento da execução ela sair direitinho. Qualquer que seja o tipo de material ou o tipo de escada tem que ser seguro e confortável.

Degraus pré-moldados

Há muitos tipos de peças pré-moldadas de concreto para escadas, por exemplo, os degraus que são feitos para serem encaixados na parede pra fazer as escadas em balanço. Os degraus pré-moldados podem ser comprados prontos, encomendado ou feito na própria obra. Hoje é muito comum fazer de concreto armado na própria obra porque parece fácil, mas a construção da forma exige muito cuidado. Os degraus têm que ter sempre o mesmo tamanho, e a proporção da altura e da profundidade dos degraus deve ser a mesma.

Revestimento

É bom prever o revestimento, que pode ser de madeiracerâmica ou pedra. No final, comrevestimento, dá pra corrigir pequenas diferenças que apareçam. Por isso a melhor coisa a fazer é uma escada simples, sem curvas. Quer dizer, é simplesmente uma laje inclinada com degraus, que pode ser encostada ou apoiada na parede. Pra fazer uma escada apoiada na parede, tem gente que desenha a escada na parede em tamanho natural. É um jeito de ter certeza que vai ficar tudo no tamanho certo. Depois tem que dar o acabamento na escada mesmo, aproveita e dá o acabamento na parede também.

Escada pré-moldada

Quem tem a escada concretada no local ou pré-moldada, tem a opção do piso com concreto aparente. Pra colocar um revestimento na escada, ele tem que ser resistente ou então fácil de colocar. Existem muitas opções de materiais que podem ser usados nos revestimentos dos degraus: madeira, pedra, mármore, granito, pré-moldados de concreto, etc. Todos eles duram bastante e ajudam ainda a acertar pequenas diferenças nos degraus. Com cerâmica, o degrau tem que ser feito com o tamanho certo. E pra evitar deslizamentos, é aconselhável ser antiderrapante. Além disso, precisa ter um corrimão, pelo menos de um dos lados: pode ser de madeira, de metal, etc.

Escada em dois lances

escada em dois lances é uma escada em “U”, com 4 degraus no patamar pra aproveitar bem o espaço. A primeira coisa é fazer a moldagem das peças, pra isso tem que tomar muito cuidado com o desenho da forma, pra que depois as peças encaixe perfeitamente. Pelas dimensões da planta, pode colocar também 83 cm de largura para os degraus. É uma largura razoável pra escada. Com esses tamanhos já é possível fazer a moldagem das peças. É preciso moldar 2 pares de vigas dentadas, são as vigas laterais onde serão acertados os degraus. Um par de vigas vai formar o primeiro lance do contrapiso até o patamar. O outro par de vigas vai formar o segundo lance, do patamar até a laje do andar superior. E vai precisar moldar também as 4 placas triangulares do patamar, e as 10 lajinhas retangulares que vão formar os degraus.

Alvenaria do abrigo do gás

Você sobe a alvenaria, e quando estiver na altura programada para o patamar, você coloca as vigas laterais da escada. Elas são chumbadas no contrapiso e nas cintas sobre a alvenaria do abrigo de gás. Verifique sempre o nível, inclusive na hora de colocar os degraus, mas deixe para fixar depois. Aí você vai sobrepondo cada um dos degraus triangulares que formam o patamar. Completada a alvenaria, são colocadas as vigas do segundo lance, que são presas no concreto com encaixes metálicos. Depois é só fixar os degraus nas vigas com camadas de Durepoxi, colocar o corrimão e a escada está pronta.