Armários de roupas

Planejamento é tudo!
As dicas que vou dar, servem tanto para quem está para comprar um armário novo e precisa planejar, bem como para quem quer organizar o seu.
Primeiramente: livre-se do que não usa. Não adianta guardar o vestido lindo mas que não serve mais, nem o sapato caríssimo que um dia poderá voltar a estar na moda, nem a blusa que ganhou de presente e não gostou. Liberte-se! 
Separe as roupas, acessórios e complementos, segundo as características de cada um.
O que for de uso diário deve ficar mais acessível.
Quanto mais peças ficarem penduradas em cabides, melhor pois além da visibilidade, amassam menos, melhor acesso e ventilação. Se for o caso, retire algumas prateleiras e coloque um cabideiro. Lembre-se: uma peça em cada cabide. Só vale colocar no mesmo cabide, as peças de um conjunto.
Se seu armário tiver poucas gavetas, utilize caixas ou cestos. Os cestos são melhores por causa da ventilação. O papelão absorve umidade e pode proliferar mofo. Se for usar caixas de papelão, faça furos para ajudar a ventilação.





Separe roupas e sapatos de estação, que você tem certeza que não irá usar agora e guarde-as em sacos de lixo escuro (impedem a ação da luz e mantém suas roupas protegidas de se tornarem amarelas ou mofarem, por estarem guardadas.). Para as peças de lã e seda, faça furinhos no saco, elas precisam respirar. 
Esteja certa de que as peças estão limpas. Não guarde peças que foram usadas sem lavar, pois podem se danificar.

Separe por cores e peças,  todas as camisas penduradas, uma ao lado da outra, mas seguindo a disposição das cores. Você cria um degradê com elas. Branca, amarela, laranja, azul claro, azul escuro, preta e assim por diante. 

Se você tem poucas gavetas, utilize caixas bonitas com cores que combinam entre si e guarde suas meias, bijuterias e lingeries.


Os cabides são muito importantes, por isso vale a pena investir em um cabide de boa qualidade para não danificar a roupa, todos do mesmo modelo e cor ajuda bastante no visual do guarda roupa.


Separe por setores ex: Setor de peças mais longas, como: vestidos, casacos, túnicas e robes. Depois setor de camisas e blazers. Depois de calças, saias, etc. Fica mais organizado e fácil para encontrar as roupas.



Nas gavetas coloque suas peça miúdas como lingerie, meias, lenços, suéteres, camisetas e shorts, separe uma gaveta só para as  calcinhas e soutiens, separados por cor. Forme conjuntos, colocando a calcinha dentro do bojo do soutien.
As meias de lã e algodão podem ficar juntas. As meias finas devem ser mantidas em sacos plásticos para não desfiarem e guardadas no mesmo local. As outras meias, de preferência dobradas. Quando você as fecha como um casulo, o elástico acaba esticando.Suéteres e blusas de frio, também em gavetasRoupas de ginástica em gavetas, pois são miúdas e geralmente não amassam.

Camisetas e pijamas podem ser guardados enrolados, pois não amassam  se mantidos dessa forma. Se você dispõe de mais espaço, coloque-os dobrados. Se você possui prateleiras ou colméias, podem ser separados por cores. Fica bonito e fácil de localizar a peça que você quer.
Cabidesvestidos longos e normais, sobretudo, blazers, conjuntos, camisas e por fim as calças compridas, arrume por tamanho e não esqueça das cores dos mais escuros para os mais claros.
Sapatos: Coloque na parte de baixo dos armários, se puder compre caixas(existem caixas com uma janela transparente, onde você vê o sapato) assim você pode formar pilhas de sapatos e ganhar espaço, se não tiver essa possibilidade coloque um do lado do outro.

Bolsas: Coloque em prateleiras, manter o enchimento de papel dentro delas e coloca-las em sacos de TNT  faz com que ela permaneçam bonitas por mais tempo, arrume uma do lado da outra por tamanho e cor, você pode tambem pendurar em um mancebo ele ocupam menos espaço 

Lenços, echarpes, luvas, cachecóis e bonés; podem ser guardados em gavetas ou colocados todos juntos em caixa ou pendurados no armário.  





Organizando o Armário Masculino

Postado por Regina Lima | 

Vamos começar arrumando o armário as roupas masculinas.
Deixe no armário somente as roupas que ele usa.
Doe as roupas que nào servem, e as velhas dê um fim.
Providencie cabides, todos da mesma cor e tamanho.
Separe as roupas por estações, se não tiver espaço, guarde no maleiro.

Dicas simples:

1) Calças:
- Pendure sempre com o gancho do cavalo voltado para o fundo do armário.

- Prefira cabides com hastes curtas para pendurar as calças, evitando que amassem.

- Calça jeans nos cabides fazem muito volume. Dobrá-las é uma ótima opção.

- Para as calças não escorregarem, cole bolinhas de feltro na haste do cabide.



2) Blazers, casacos e jaquetas:



- Utilizar cabides anatômico nos ombros é o ideal para peças estruturadas.

- Cole espumas nas laterais do cabide, isso ajuda a não marcar/vincar a roupa.

- Lembre-se: não é o cabide que marca a roupa e sim o peso da roupa.


3)Cintos

- Opte por um cabide para cinto com ganchos que acomoda mais de uma peça.

- Pendure os cintos de couro. Quando dobrados podem ficar marcados.


5)Inspirações para organizar meias...

  
 Foto. net

                                                                       Parte da Fonte: Organize sua vida.


Mais idéias:

Argolas de cortinas



















fotos armário organizado



Para aquelas blusas que escorregam do cabide, passe cola quente, quando esfriar vai segurar a peça. 




Dicas para evitar o mofo nas roupas:
  • Para evitar a umidade, é preciso deixar os armários abertos pelo menos uma ou duas vezes por semana para arejar o espaço e as roupas;
  • Sempre que possível, retire todas as roupas do armário, faça uma limpeza no móvel por dentro e deixe que as peças peguem um ar. Isso ajuda a retirar a umidade;
  • Evite borrifar perfumes dentro do guardarroupa, pois além de álcool do produto poder manchar as peças, o líquido facilita a proliferação do mofo nas roupas;
  • Sacos plásticos ao contrário do que pareça, retém a umidade deixando as roupas abafadas e o local mais úmido. Prefira sacos de panos finos que deixam o tecido respirar;
  • De maneira alguma guarde a roupa no guardarroupa após o uso. Independente do tempo que tenha usado, a peça está com o suor do corpo e pode ser um ótimo local para o surgimento dos fungos. Se as peças forem pesadas, como os casacos, por exemplo, deixe a roupa por algumas horas em um lugar ventilado e depois guarde;
  • Roupas finas devem ser separadas para lavar, mesmo que sejam usadas por pouco tempo;
  • Ao guardar as roupas, separe as peças por modelos e sempre dê preferência para os tecidos mais delicados primeiro;
  • As peças mais pesadas devem ser penduradas em cabides em uma distância de pelo menos dois dedos entre uma e outra para garantir mais espaço e ventilação. As demais devem ser dobradas e empilhadas para que fiquem bem organizadas.

Como tirar o mofo das roupas

Se o mofo aparecer nas roupas, o jeito é agir rápido para acabar com ele:
  • Tecidos brancos: Devem ficar de molho por um tempo em água sanitária.
  • Tecidos coloridos: Umedeça o local onde apresenta o mofo com sumo de limão, água e em seguida, pendure a peça no sol.
  • Tecidos delicados e sintéticos: Jogue leite no local do mofo e em seguida, lave delicadamente com água e sabão neutro.
  • Tecidos que não são delicados: Faça uma mistura com sal, vinagre branco e sumo de limão e esfregue sobre o local onde está o mofo e pendure a peça no sol.