Escadas Multifuncionais




Eu simplesmente adoro idéias criativas de aproveitamento de espaço. Utilizar os chamados "cantos mortos” da casa fazem com que você otimize a utilização dos cômodos, tenha mais área útil na casa e viva com mais conforto.

É até comum ver espaços em baixo das escadas sendo utilizados como lavabos ou armários, mas também pode-se utilizar os degraus como gavetas e estantes.
Então aqui vão algumas idéias:




Neste lavabo a porta feita sob medida, em maior tamanho e abrindo para fora, evita apertos na hora de entrar e sair do pequeno cômodo.

Neste caso procurou-se não dar destaque às gavetas, que foram feitas com os puxadores na mesma cor das gavetas e da escada. Note também que o rodapé acompanha a parte inferior , o que dá a impressão de continuidade.

Aqui as prateleiras ficam mais práticas, aproveitando melhor a profundidade com os módulos sob rodízios.

Uma solução para quem tem muitos livros e pouco espaço!

Neste caso a estante com objetos decorativos é um móvel a parte, não fixada na parede, que esconde outras duas prateleiras e compartimento para guardar outros objetos.


Aqui a escada além de servir como estante, tem a função de mesa auxiliar, ao lado do sofá.
Estantes


Estantes com fundo ou objetos coloridos podem ser extremamente bonitas e dar vida a um cômodo em cores mais sóbrias.
Nesta foto pode-se observar a utilização do espaço em baixo da escada tanto para lavabo, quanto para prateleiras com peças decorativas.
Os eletroeletrônicos também podem ser dispostos e “escondidos” nesse espaço.

Outras opções:


Para escadas sem espaço da lateral, transformar os degraus em gavetas é uma ótima idéia. Podem, por exemplo, ser guardados sapatos, toalhas, roupas de cama e brinquedos.


Em breve postarei mais soluções para pequenos espaços!





Mais idéias: